Karting Wiki Portugal
[ start | index | login or register ]
start > Campeonatos, Troféus e Provas > 2009 > 18,19-07-2009 - Taça de Portugal de Karting - Braga

18,19-07-2009 - Taça de Portugal de Karting - Braga

Created by Pedro Neto. Last edited by Pedro Neto, 14 years and 93 days ago. Viewed 2,098 times. #6
[diff] [history] [edit] [rdf]
labels
attachments
IMG_9709.jpg (31271)
IMG_9715.jpg (31628)

Organização: Clube Automóvel do Minho

Reportagem:

RTP

>>http://www.camminho.com/

Estão encontrados os vencedores da Taça de Portugal de Karting 2009, depois de disputada no Kartódromo Internacional de Braga a única prova desta temporada que atribui títulos nacionais em mais uma organização do Clube Automóvel do Minho.

Numa tarde de muito calor, João Bazenga, na Categoria Mini Max, Yohan Sousa, na Micro Max, André Magalhães, na Rotax Max, André Costa, no Troféu Parilla X30, Paulo Bazenga, nos Veteranos B, e Júlio Parente, nos Veteranos A, são os vencedores da Taça de Portugal de Karting 2009.

Começando pelo Troféu Parilla X30, aquele que teve mais participantes em pista, André Costa foi o vencedor, depois de rodar na frente da corrida as 17 voltas. Aos poucos e poucos foi ganhando uma vantagem que o deixou a salvo de qualquer percalço. Para a segunda posição já não foi assim, pois foram três os pilotos que passaram pelo lugar. Carlos Coito foi o primeiro, mas logo na segunda volta António Faria era dono do lugar. Este acabou por desistir, depois de um toque, passando a partir da sexta volta a ser Ricardo Correia que ocupou a segunda posição, segurando-o até ao fim. Carlos Coito teve que se contentar o derradeiro lugar do pódio.

André Magalhães não teve grandes dificuldades em vencer a final da Categoria Rotax Max, depois de um dominio que durou as 17 voltas da prova. Arrancou na frente, depois de levar a melhor nas duas mangas de qualificação e liderou de início a fim. Eduardo Leitão foi o segundo classificado e nas primeiras voltas ainda teve oposição por parte de Sérgio Sousa, mas este começou a perder algum terreno, tendo que se contentar com a terceira posição.

Confirmando o favoritismo que trazia das duas corridas de qualificação, onde triunfou, João Bazenga não teve dificuldades em vencer a corrida destinada às Categorias Mini/Micro Max, cortando a meta com uma larga vantagem. Gonçalo Leite foi o segundo classificado, também com uma boa margem sobre Rubem Costa. Na Categoria Micro, destinada aos mais jovens, Yohan Sousa levou a melhor, depois de liderar da primeira à última volta, numa prova onde Pedro Silva e Alexandre Simões, preencheram os restantes lugares do pódio.

Veteranos – Troféu Centenário Comité Olímpico Português Paulo Bazenga e Júlio Parente vencem a Taça

No que diz respeito as corridas destinadas aos veteranos, o denominado Troféu Centenário do Comité Olímpico Português, foram divididas em A, para pilotos com mais de 49 anos, e B, para pilotos com menos de 49 anos. Paulo Bazenga levou a Taça de Portugal nos Veteranos B, depois de um segundo e um primeiro na duas mangas, obtendo os mesmos que resultados que João Batista, mas o primeiro acabou por vencer, pois o factor de desempate era a volta mais rápida em corrida. Aqui, Bazenga fez 1m15,995s contra 1m16,874s de Batista. Nos Veteranos A, com duas vitórias nas duas mangas, Júlio Parente levou o troféu para casa.

Quando às corridas, nos Veteranos B, João Batista que largou da sexta posição da grelha de partida, com esta a ser sorteada, foi o vencedor da primeira corrida, chegando ao comando a meio da prova. Cidalia de Freitas foi a primeira comandante, mas Nuno Batista também passou pela liderança na segunda e terceira volta. Mesmo na última volta, Paulo Bazenga chegou a segundo lugar, ele que arrancou da última posição. Nuno Batista fechou as presenças no pódio.

Na segunda corrida, Paulo Bazenga aproveitou muito bem o facto de partir da primeira posição e colocou-se de imediato na frente da corrida, conseguindo depois gerir as coisas à seu favor para vencer a prova. João Batista, desta vez foi segundo classificado, e na parte final ainda teve que se defender de Manuel Couceiro, que se aproximou, mas não foi além do terceiro lugar.

Nos Veteranos A, Júlio Parente levou a melhor na primeira manga, depois de arrancar na sétima posição. Manuel Serra Caetano, aproveitando o facto de largar da “pole” comandou nas primeira voltas, mas Parente fez uma corrida em crescendo e a duas voltas do final passou para a liderança, segurando-a até ao fim. Caetano teve que se contentar com a segunda posição, ficando António Dinis com o terceiro posto.

Na segunda manha, Júlio Parente voltou a vencer, depois de arrancar na terceira volta. No final da primeira volta já estava no comando da corrida, mantendo o lugar até ao fim. António Dinis ainda passou pelo segundo posto, mas à terceira volta João Sacadura assumiu o lugar, deixando assim Dinis com o derradeiro lugar do pódio.

Merece destaque ainda António Figueiredo e Silva que foi um dos participantes nos Veteranos A. Até aqui nada de novo, mas se pensarmos que este piloto tem 84 anos e cumpriu todas as sessões de treinos e corridas, estamos em presença de um campeão que a idade não incomoda.

Fotografias:

IMG_9709 IMG_9715

no comments | post comment
O KartingPT é uma enciclopédia sobre o Karting em Portugal que todos podem editar.

Seja uma prova no Calendário ou uma reportagem completa. Uma entrada sobre Pilotos e Equipas ou a ficha de um dos diversos Kartódromos nacionais.

Utilize a Ajuda e o Guia para saber como editar ou inserir conteúdo.

snipsnap.org | Copyright 2000-2002 Matthias L. Jugel and Stephan J. Schmidt