Karting Wiki Portugal
[ start | index | login or register ]
start > Começar no Karting

Começar no Karting

Created by Pedro Neto. Last edited by Pedro Neto, 16 years and 335 days ago. Viewed 13,052 times. #7
[diff] [history] [edit] [rdf]
labels
attachments
102_471.jpg (16188)
cartazmassama_small.jpg (34601)
Começar no Karting

Sendo este o panorama actual, fica claro que quem quer começar no Karting tem duas hipóteses à partida:

  • Alugar um kart de vez em quando, e tentar participar nalgumas provas ou convívios 4 tempos.
  • Comprar um kart usado, e começar a treinar.
Tudo depende acima de tudo do espírito com que se está disposto a entrar.
É claro que os custos também contam, bem como a disponibilidade para treinar e correr, ou a facilidade de arranjar um ajudante, entre muitos outros factores.

Antes de mais eu recomendo, a não ser num aluguer pontual dum kart, que se utilize sempre um conjunto de fato, luvas e capacete. Estão à venda na maioría dos kartódromos.

102_471O Karting de Lazer é de longe muito mais barato, uma corrida pode ficar em apenas 20 ou 30 euros, por exemplo. Além disso não é necessário "andar com o kart atrás", visto que se utilizam as frotas dos kartódromos. Também não é necessário possuir uma licença desportiva, cujo preço, somado ao preço da consulta médica necessária ao atestado, é significativo. Quanto à disponibilidade, devido à grande variedade de corridas e troféus de lazer que se realizam ao longo do ano, é relativamente fácil encontrar uma opção que sirva a cada um. Actualmente os melhores sítios para os encontrar são o >>Guia do Karting Amador e o >>Pi-Racing.

Quanto aos karts propriamente ditos, variam de pista para pista, sendo que alguns kartódromos até possuem mais do que uma frota, com potências diferentes.
Os dois tipos de motores mais comuns nos karts de aluguer são os Honda 270cc de 9 cavalos e o Honda 390cc de 13 cavalos, ambos a 4 tempos.
Idealmente todos os karts de uma frota serão iguais, pelo que ninguém seria favorecido, mas infelizmente, devido à manutencão por vezes deficiente, isso nem sempre acontece e pode acontecer sair uma "fava" a alguém.

De qualquer forma, o melhor mesmo é ir a uma pista ao fim de semana, ver o ambiente e falar com as pessoas.

Nao posso deixar de voltar a referir que apesar do espírido descontraído com que estas provas são abordadas pelos pilotos, a competição é renhida e os melhores pilotos estão a um nível realmente elevado, tão bom ou melhor do que o nível dos pilotos do Campeonato Nacional de Karting.

cartazmassama_smallNuma prespectiva completamente oposta, há quem prefira ter o seu próprio kart para dar umas voltas de vez em quando.
Um kart usado, perfeitamente capaz de servir esse propósito, com um motor de 100cc a 2 tempos de 30 cavalos em boas condições custa à volta de 1000 euros. É importante realçar que a diferença de performance a comparar com um kart de aluguer é enorme, e recomendo a qualquer pessoa que a experimente, mesmo se optar por fazer apenas corridas de karts de 4 tempos.

Mais uma vez digo que o melhor a fazer é ir ao fim de semana a um kartódromo conversar com as pessoas mais experientes.

De qualquer forma, há dois aspectos importantes a considerar: A manutenção e o transporte.
A manutenção envolve alguns conhecimentos (básicos, e que se aprendem facilmente) de mecânica e uma caixa de ferramentas, e o transporte envolve uma carrinha ou um reboque. Note-se que um kart com rodas tem 1,4 metros de largura, e um pouco mais de comprimento, pelo que não cabe em qualquer carrinha.
Alguns kartódromos prestam um serviço de "garagem" ou "boxe" alugada, de forma a que não seja necessário transportar o kart, mas nesse caso apenas se anda numa única pista.
Existem também os chamados mecânicos ou preparadores de karts que fornecem o serviço de manutenção e transporte dos karts. Estes preparadores são normalmente também representantes de marcas de karts e possuem um stock de karts usados. a >>FPAK reuniu uma >>lista de preparadores de karting mas esta está, no entanto, incompleta.

A partir daqui pode entao haver uma evolução para os Trofeus Regionais, ou para o Campeonato Nacional de Karting, mas sempre com custos mais elevados. Mesmo para correr num Troféu Regional é necessária uma >>Licença Desportiva emitida pela FPAK, que pode custar 200 euros, ao que se soma normalmente uma inscrição de 150 euros no troféu, mais 100 a 150 euros de inscrição em cada prova do troféu. A isto acresce o preço dos pneus, 1 jogo por prova, por 150 euros, e o preço do material que invariavelmente se vai estragar num toque ou outro em corrida.

Recomendo ainda que se leiam bem os >>Regulamentos Nacionais de Karting antes de entrar num campeonato ou troféu regional.

Parte 3:

ou voltar à Parte 1:
one comment (by José) | post comment
O KartingPT é uma enciclopédia sobre o Karting em Portugal que todos podem editar.

Seja uma prova no Calendário ou uma reportagem completa. Uma entrada sobre Pilotos e Equipas ou a ficha de um dos diversos Kartódromos nacionais.

Utilize a Ajuda e o Guia para saber como editar ou inserir conteúdo.

snipsnap.org | Copyright 2000-2002 Matthias L. Jugel and Stephan J. Schmidt