Iniciar uma CriançaO Karting não são só corridas. É um desporto muito completo que pode ser uma influência muito positiva na educação e formação de uma criança. No Karting aprende-se não só a conduzir defensivamente e agressivamente,como também se aprende a cumprir regras de boa educação e bom comportamento em pista.
Aprende-se a seguir um regulamento (bastante mais complexo do que em outros desportos), a tomar decisões sob pressão, e se o gosto for suficiente, conhecimentos básicos ou avançados de mecânica.
Ao mesmo tempo melhoram-se capacidades motoras como a velocidade de reacção ou a sensibilidade a estímulos exteriores (saber sentir o comportamento do kart ou saber ouvir o motor) bem como se melhora a capacidade comunicação técnica (saber traduzir o que se sente, em palavras) e se introduz um ambiente competitivo e ao mesmo tempo de convívio, onde se ensina que os problemas dentro da pista se resolvem dentro da pista, nao afectando as relações fora dela.
A idade mínima para se participar numa prova de karting é de 8 anos. Isso não impede que não se possa iniciar uma criança mais nova, apenas não em corridas.
Existem baby-karts, para idades inferiores aos 7 anos e existem os chamados karts "cadete" para idades dos 7 aos 10 anos.
A decisão de começar uma criança no karting não deve ser tomada de ânimo leve. Antes de mais, não é por um pai ou mãe gostar de corridas que um filho ou filha vai gostar. A psicologia é muito importante e é muitas vezes impossivel de prever qual será a reacção às primeiras voltas de kart, pelo que é preciso pensar que pode haver uma reacção de pânico, ou uma reacção de gostar tanto que não se quer parar, mas ser impossível aos pais continuar a proporcionar de forma regular uma volta de kart.
A melhor maneira será proporcionar uma primeira volta "ao colo" num kart de aluguer numa altura em que praticamente não exista ninguém a andar em pista, e aí então se a reacção for positiva, alugar um pequeno kart para umas voltinhas. Há inclusivé kartódromos como o
KIP que têm pistas pequenas apenas para os mais novos darem as primeiras voltas.
No caso de se querer iniciar uma criança em competição deve ter-se em conta os custos não só imediatos como também a longo prazo. Conheço muitos casos (talvez demasiados) de pilotos que depois de alguns anos de competição tiveram de parar porque no karting à medida que se vai ficando mais velho e se vai evoluindo nas categorias de iniciação, mais caras ficam as coisas. Dependendo da idade e do gosto que se tenha, pode ser psicologicamente violenta a paragem.
Deve igualmente ter-se em conta que o processo de aprendizagem requer um acompanhamento constante. Não é só "por o puto na pista". Se não for acompanhado não vai evoluir e depressa perderá a motivação e o interesse pelo desporto.
Não quero com isto desanimar ninguém, pelo contrário. Quero apenas que se tenha uma boa ideia da realidade.