No fim-de-semana passado (26-28 Junho), teve lugar, no circuito de Lavelanet em França (à sombra dos Pirenéus), a primeira edição do troféu BRUNO GRANA, em memória do fundador e presidente histórico da IAME.
Mais de 110 participantes nesta competição, reservada aos karts equipados com motor IAME X30. Na verdade, com duas categorias: X30 e X30 “Gentlemen” (para maiores de 32 anos).
Este troféu foi concebido pela IAME, em homenagem a Bruno Grana, considerado por todos, o pai do karting. O Senhor Bruno Grana, fundador, em 1968, da IAME Spa, agrupamento de 4 marcas de Karting: Parilla, Komet, BM e Sirio, foi o Presidente da IAME até 2005, ano da sua morte.
O Troféu foi reservado exclusivamente a karts equipados com motores X30 IAME e chassis de todas as marcas, desde que homologados. O motor X30, considerado por muitos, como o irmão mais novo dos motores KF ao nível Internacional, está presente em muitos países (na Europa, França, Espanha, Bélgica, Portugal e fora da Europa, no Brasil, Austrália, Japão), como categoria mono-marca, países que apreciam a sua extrema fiabilidade e os custos de manutenção baixos. Esta corrida, já incluída no calendário internacional da FIA, é o arranque para o Campeonato Europeu X30.
Através da Riakart, representante da IAME em Portugal, o nosso país contou com a presença de 4 pilotos: ANDRÉ COSTA, ANTÓNIO FARIA, CHRISTOPHE CADORET E HUGO ALMEIDA.
Apesar de este ser o primeiro ano de competição nesta categoria, os pilotos portugueses tiveram uma corajosa participação, uma vez que competiram, com os melhores do mundo, nesta classe.
Na categoria X30, ANTONIO FARIA, conseguiu a melhor classificação Portuguesa atingindo a final. Após se ter posicionado em 13º lugar nas duas primeiras mangas de qualificação, 22º na terceira manga e 14º na quarta manga, este piloto terminou a final em 21º lugar, num total de 38 concorrentes, presentes na final.
ANDRÈ COSTA e HUGO ALMEIDA após uma corajosa luta para atingir a final, não lograram atingi-la, competindo assim na Coupe de la ville, destinada aos pilotos não apurados para a final. Nesta corrida ANDRE COSTA classificou-se em 14º e Hugo Almeida em 20º, num total de 36 pilotos.
A categoria X30 “Gentlemen”, contou com CHRISTOPHE CADORET, como representante português. Depois de uma boa prestação durante as várias mangas de qualificação, este piloto classificou-se na 13ª posição da final. Em 2010, realizar-se-á a segunda edição deste troféu, num país da Europa ainda por definir, onde a RIAKART estará novamente presente com os seus pilotos.