Karting Wiki Portugal
[ start | index | login or register ]
start > 2006-10-26 > 1

Segurança!

Created by Pedro Neto. Last edited by Pedro Neto, 16 years and 180 days ago. Viewed 1,731 times. #4
[diff] [history] [edit] [rdf]
labels
attachments
whythehelmet.jpg (123606)

Segurança!

É um assunto muito importante num desporto em que a velocidade e o risco são bastante elevados e onde o piloto vai normalmente bastante desprotegido em relação a outras categorias do desporto automóvel onde existem cintos de segurança, rollbars, etc. e onde não existe uma tradição de protecçao do piloto como no motociclismo onde se usam joalheiras, cotoveleiras, etc etc.

Por um lado tenho observado que a qualidade dos capacetes utilizados no CNK tem subido nos últimos anos, por outro lado tenho noção que este aumento de qualidade não aconteceu por uma maior consciencia dos pilotos mas antes veio "agarrada" a uma razão puramente estética e de "estilo". Do mal o menos.

Mesmo assim nunca é demais avisar que poupar num capacete, comprando um sem homolgaçao SNELL ou BSI é a pior coisa que se pode fazer. Sem esse autocolante, nao há garantia que o capacete seja sequer testado antes de ir para o mercado.

Mas há mais. Os capacetes tornam-se quebradiços com o tempo. Ao fim de 4 ou 5 anos as propriedades já nao são as mesmas e é bom pensar em comprar um novo. Li uma vez um artigo sobre uma fábrica de capacetes em que o dono da fábrica deixou cair um capacete novo e um capacete com 6 anos da altura do peito para o chão. O novo ficou inteiro, o antigo partiu-se como vidro.

Um outro aspecto importante são os capacetes para os mais pequenos, cujos pescoços ainda nao estão completamente desenvolvidos e para quem o uso de capacetes muito pesados pode trazer problemas. A FIA criou recentemente um grupo dedicado á segurança no Karting e este é um assunto a que têm dedicado algum tempo: >>FIA Institute for Motorsport Safety: Karting research group

whythehelmet

no comments | post comment
O KartingPT é uma enciclopédia sobre o Karting em Portugal que todos podem editar.

Seja uma prova no Calendário ou uma reportagem completa. Uma entrada sobre Pilotos e Equipas ou a ficha de um dos diversos Kartódromos nacionais.

Utilize a Ajuda e o Guia para saber como editar ou inserir conteúdo.

snipsnap.org | Copyright 2000-2002 Matthias L. Jugel and Stephan J. Schmidt