Karting Wiki Portugal
[ start | index | login or register ]
start > 2006-11-30 > 1

Modernices

Created by Pedro Neto. Last edited by Pedro Neto, 16 years and 209 days ago. Viewed 1,677 times. #4
[diff] [history] [edit] [rdf]
labels
attachments
new-seat.jpg (48327)

Modernices

O David Gil lançou a noticia no forum do Autosport, refere-se a uma notícia deixada por Steve Tillett (da marca de baquets Tillet) no karting1.co.uk.

new-seat

Ora bem, eu comecei a andar de kart algum tempo antes de aparecerem todas as carenagem de plástico. Lembro-me até de estar entusiasmado por ir correr pela primeira vez com uma à frente já que muitos pilotos a utilizavam e davam trancada com ela.

Tudo isso se manteve relativamente estável até há uns anos (2002) cada marca começar a homolgar carenagens próprias. Não conheço bem o porquê deste fenómeno, mas que eu saiba não foi a bem da segurança.

Em 2006 tornou-se obrigatório o uso de um pára-choques traseiro de plástico nalgumas categorias. Esta medida sim, em nome da segurança visto que foram apresentados resultados de testes que mostravam que era mais dificil subir por cima dum kart equipado com o tal pára-choques.

Agora chega a notícia que se andam a estudar ideias para proteger o piloto no caso de capotanço. A foto acima é uma delas. É preciso ver bem as consequências que uma medida destas terá. Nem é tanto o custo de as comprar, porque se deixam de comprar bacquets de modelo antigo, mas pessoas com reboques vai deixar de os poder utilizar porque o kart pode nao caber lá, carrinhas que hoje levam 6 ou 7 karts passam a poder levar apenas metade disso, ou então será preciso retirar as bacquets antes de os carregar e voltar a montá-las em pista.

Isto sem sequer por em dúvida a discutível segurança adicional que é ganha com a medida.

Felizmente que todos os karts hoje em dia (ou quase) possuem motor de arranque, porque é muito mais dificil empurrar alguém com aquela bacquet montada.

Além disso, e deixando o purismo vir ao de cima, o que eu gosto no Karting é a facilidade com que se fazem corridas apenas com meia duzia de tubos e um motorzito. Nada que se compare a qualquer monolugar pequeno que esteja no patamar seguinte. Tudo o que venha estragar essa "pequena magia" só vem afastar o Karting das pessoas tal como muitas outras medidas o têm feito ao longo dos anos.

no comments | post comment
O KartingPT é uma enciclopédia sobre o Karting em Portugal que todos podem editar.

Seja uma prova no Calendário ou uma reportagem completa. Uma entrada sobre Pilotos e Equipas ou a ficha de um dos diversos Kartódromos nacionais.

Utilize a Ajuda e o Guia para saber como editar ou inserir conteúdo.

snipsnap.org | Copyright 2000-2002 Matthias L. Jugel and Stephan J. Schmidt