Karting Wiki Portugal
[ start | index | login or register ]
start > 2007-01-16 > 1

FPAK: Sugestões

Created by Pedro Neto. Last edited by Pedro Neto, 16 years and 197 days ago. Viewed 2,818 times. #2
[diff] [history] [edit] [rdf]
labels
attachments

FPAK: Sugestões

Resolvi apresentar algumas ideias que tenho tido e que, na minha opinião, se poderiam traduzir em medidas no sentido de dinamizar o karting em Portugal.

Acima de tudo é uma tentativa de fazer com que se deixe de dizer mal de tudo sem nunca se apresentar ideias: para que no momento da verdade se possa contradizer o velho argumento de que "só sabem dizer mal mas também não sabem como fazer".

Duas ideias principais: Ajustar o karting à actual realidade económica do país, divulgar e apagar a imagem de elite que o karting ainda tem e não deve ter.

No que respeita à parte económica, é necessário que se tomem medidas que baixem o custo por piloto (por época), incentivando assim o aumento do número de participantes em cada prova.

A medida mais óbvia a tomar, seria o aumento da dureza dos pneus utilizados em cada prova e regular a sua utilização. Desta forma baixariam-se os custos ao mesmo tempo que se aumentaria a competitividade. O argumento "assim os pilotos que correm lá fora vão estar em desvantagem porque não estão habituados aos pneus moles" é estúpido por três razões:

  • Quem vai lá fora tem dinheiro para treinar usando pneus moles antes de ir.
  • Se vai lá fora e não se consegue habituar aos pneus moles, entao não é piloto para tal, logo mais valia estar quieto.
  • Não é por se usarem pneus moles que têm havido resultados de monta lá fora.
Campeonato Nacional apenas com 3 provas, em Braga, Palmela e Fátima (por exemplo), com sistema de treinos cronometrados, manga pequena e duas finais. Proibição de treinar durante a semana anterior. Sábado: treinos de manhã com pneus marcados da última corrida e à tarde com um jogo novo (marcado). Domingo: Warmup com pneus do dia anterior, Cronos (possivelmente de 3 voltas) e corridas com jogo novo. Na primeira corrida do ano os treinos de sábado de manhã seriam totalmente livres.

Havendo só 3 corridas nestes moldes, quem tiver pouco dinheiro pode fazer perfeitamente o campeonato nacional. Quem estiver bem financeiramente, participa num troféu regional e no campeonato nacional.

Troféus regionais Norte e Sul. Não parece haver gente suficiente que justifique a realização de um trofeu Centro.

Norte: Braga, Viana, Baltar e Vila Real (por exemplo) Sul: Palmela, St. André, Bombarral e Leiria (ou Portalegre)

4 provas por troféu, sem repetição de pistas para levar o karting ao máximo de localidades possível e aproveitar a grande quantidade de kartódromos que existem. Sistema de apenas um dia de modo diminuir os custos em hotéis e pneus. A haver apenas um dia, facilmente se realiza um trofeu regional de 2 e 4 tempos.

Pneus duros, 1 jogo por prova ou 6 pneus para 2 provas.

Proibiçao de treinar durante a semana anterior. Sabado: Corrida de resistência 4 tempos por equipas. Domingo: Treinos de manhã , crono e 3 mangas à tarde.

A Taça de Portugal não necessita de grandes alterações à excepção de que deveria ser uma só prova e de SÓ 3 dias. Isto é, Sexta, Sábado e Domingo, com proíbição de se treinar durante a semana anterior. Seria interessante que se realizasse num circuito citadino diferente todos os anos. Mas isto é algo que não deve ser feito à pressa: nomeadamente ser bem pensado a nível de segurança.

Além disto, é importante que haja uma boa componente de marketing que leve o karting às pessoas que não o conheçam, especialmente as camadas mais jovens. Cada prova deve ser anunciada num jornal ou rádio locais da zona onde se realiza. Isto não custa muito dinheiro e pode levar pessoas aos kartódromos. Se for um esforço financeiro demasiado elevado para a FPAK, então não me parece complicado negociar com alguma marca um patrocínio à competição que financie o que for gasto em divulgação, por exemplo "Campeonato Nacional de Karting - SUMOL 2008"). Proponho ainda que no final de cada prova seja organizada uma pequena corrida de 15 minutos com a frota de cada pista oferecida por sorteio (pela FPAK), a um dado número de jovens do público que se inscrevam para o concurso. Ao mesmo tempo, é ainda sorteado um número equivalente de pilotos participantes na prova para apadrinharem os participantes do público; numa espécie de workshop que decerto fará muitos ficarem com aquele "bixinho".

Algo que daria alguma credibilidade ao karting como desporto federado e à própria federação, seriam os prémios oferecidos. Inúmeras foram as vezes que me perguntaram quanto é que eu recebia se ganhasse uma prova. Durante todos estes anos a resposta foi um vergonhoso "Nada." ao qual as pessoas reagem com algo parecido a: "A sério? No campeonato nacional? Que desporto é esse?"...

Não querendo começar aqui com propostas completamente despropositadas, parece-me que a seguinte sugestão seria benéfica para todos porque tanto poderia angariar participantes assim como aumentar o espectáculo (sim, muitas vezes é preciso haver alguma coisa em jogo para os pilotos não baixarem os braços).

Troféus regionais: Vencedor (ou piloto melhor classificado que não tenha participado no campeonato nacional) - Inscrição na Taça de Portugal (Isto obrigaria a acertar bem a data da Taça) ou numa prova do Campeonato Nacional do ano seguinte. 3 Primeiros classificados - Oferta de licença desportiva NACIONAL para o ano seguinte. 4º -> 10º - Descontos proporcionais na licença desportiva NACIONAL para o ano seguinte. (Porque com uns meros 10% de desconto já ninguem fica indeciso na altura de tirar a licença)

Campeonato Nacional: Vencedor - (caso de categorias internacionais) - Inscrição no Campeonato Europeu (ou eliminatória) do ano seguinte. (caso de categorias apenas nacionais) - Inscrição numa prova do campeonato nacional do ano seguinte. 2º -> 10º - Descontos proporcionais na licença desportiva para o ano seguinte.

Alem de publicar aqui a minha opinião enviei-a por e-mail para a FPAK.

one comment (by romão) | post comment
O KartingPT é uma enciclopédia sobre o Karting em Portugal que todos podem editar.

Seja uma prova no Calendário ou uma reportagem completa. Uma entrada sobre Pilotos e Equipas ou a ficha de um dos diversos Kartódromos nacionais.

Utilize a Ajuda e o Guia para saber como editar ou inserir conteúdo.

snipsnap.org | Copyright 2000-2002 Matthias L. Jugel and Stephan J. Schmidt