Karting Wiki Portugal
[ start | index | login or register ]
start > 2007-12-27 > 1

Historia do Karting em Portugal

Created by Pedro Neto. Last edited by Pedro Neto, 16 years and 115 days ago. Viewed 2,665 times. #11
[diff] [history] [edit] [rdf]

Historia do Karting em Portugal

Foi recentemente editado pela FPAK e ACP, da autoria de José Ribeiro, um livro intitulado "História - Karting em Portugal".

thumb_historia_karting_portugal

É de facto um trabalho de pesquisa notável, que reúne tudo (quase tudo) o que de mais importante aconteceu no Karting no nosso país, desde o seu nascimento até 2007.

O seu preço é elevado, mas vale bem a pena o dinheiro, quer pelo texto, quer pelas fotografias, quer pelos dois anexos que traz. Um com um resumo da evolução dos regulamentos das categorias nacionais ao longo dos anos, e outro com as classificações completas dos diversos campeonatos oficiais organizados ao longo dos anos.

Como critica apenas tenho a apontar dois aspectos:

  • A falta de realce às participações portuguesas nos campeonatos internacionais mais recentes, em contraste com o destaque dado a participações identicas nos anos 70 e 80.
  • A capa, que por alguma razão estranha não corresponde a um evento nacional. (outros valores $$$ falaram mais alto, certamente).
Aproveito ainda para citar a dita obra editada pela FPAK, onde se pode ler, em título:

"A segunda metade da década de 70 começou envolta numa crise de praticantes a ponto de não haver nem provas nem resultados que sustentassem a atribuição dos títulos nacionais. Mas a partir do momento em que o engenho luso colocou na pista chassis e motores mais acessiveis, tudo se alterou e o karting ganhou um novo impulso"

A moral da história fica ao vosso critério.

no comments | post comment
O KartingPT é uma enciclopédia sobre o Karting em Portugal que todos podem editar.

Seja uma prova no Calendário ou uma reportagem completa. Uma entrada sobre Pilotos e Equipas ou a ficha de um dos diversos Kartódromos nacionais.

Utilize a Ajuda e o Guia para saber como editar ou inserir conteúdo.

snipsnap.org | Copyright 2000-2002 Matthias L. Jugel and Stephan J. Schmidt