Após um ano de interregno as competições internacionais de karting estão de regresso a Braga de 9 a 12 de Setembro, com a disputa da Taça do Mundo das Categorias KZ1 e KF3.
A categoria KZ1 é uma das categorias rainhas do karting, disputada com karts de 125cc com caixa de 6 velocidades.
A categoria KF3 é reservada a pilotos mais jovens, tendo substituido a antiga categoria Júnior, dos 13 aos 14 anos. Também é disputada com motores de 125cc mas desta feita sem caixa de velocidades.
Para esta jornada estão inscritos cerca de 112 pilotos, repartidos por 84 na Categoria KF3, e 28 na Categoria KZ1, em representação de 27 países, entre os quais Portugal, dos cinco continentes. No caso português, Lucas Araújo e André Serafim, representam o nosso país, em KZ1, enquanto João Carvalho, Henrique Chaves, Diogo Silva, Bruno Oliveira, Luís Pires e Adam Valo, farão o mesmo em KF3.
Como sempre, o CAM está a preparar mais este evento com toda a atenção para atingir o objectivo desportivo proposto, ou seja, um assinalável sucesso, que, aliás, tem pautado todas as outras organizações internacionais. Para este efeito, o CAM efectuou obras de melhoramento em todo o complexo onde está a pista de karting que recentemente foi considerada a sétima melhor em termos internacionais, segundo um estudo apresentado pela Revista francesa KartMag na sua edição de Julho deste ano. Este estudo teve origem numa votação efectuada por jornalistas e fotógrafos que acompanham a modalidade em termos mundiais.
Mais uma vez um evento do Clube Automóvel do Minho está de braço dado com uma instituição de carácter social, sendo desta vez o Centro Novais e Sousa.
Quantos ao horário da prova, está disponivel no documento pdf em anexo.
De realçar que nos dias 9 e 10, Quinta e Sexta-feira existem apenas sessões de treino livre durante todo o dia. No Sábado treinos cronometrados de manhã, e corridas de qualificação, por grupos, à tarde e finalmente no Domingo disputam-se mais corridas de qualificação, de manhã até as 11.30, seguidas de um desfile de apresentação de pilotos às 13 horas, ficando a tarde reservada para as pré-finais e finais a que os melhores 34 pilotos de cada categoria têm acesso.
Este estudo teve origem numa votação efectuada por jornalistas e fotógrafos que acompanham a modalidade em termos mundiais.
A escolha não foi fácil, pois os critérios de qualidade apontavam para o desenho do traçado, notoriedade e infra-estruturas, entre outros aspectos.
O kartódromo da capital do Minho foi assim considerado o sétimo melhor, sendo ainda um dos dois considerados em termos ibéricos, sendo seguido pelo kartódromo de Zuera, na vizinha Espanha.
No topo desta classificação encontra-se o kartódromo de La Conca em Itália, seguindo-se Mariembourg, na Bélgica, e Sarno em Itália.
Está ainda previsto um investimento de 50 mil euros antes da Taça do Mundo de Karting a realizar de 9 a 12 de Setembro.
A mente mais ingénua poderia pensar que dada a falta de pilotos, a primeira prova do CPK, a realizar em Braga no próximo fim-de-semana, seria cancelada.
Nada mais errado.
Aparentemente por "artes mágicas" (pois não houve qualquer tipo de comunicado referente ao sucedido) a prova de Braga desapareceu do Calendário do CPK 2009, integrando-se com o mesmo nome, no calendário dos troféus regionais de karting 2009. Para que troféu conta, isso não interessa nada.
No entanto há (ou antes, havia) um pequeno problema. É que no artigo 19.6 do Regulamento do CPK 2009 lia-se:
19.6 - O CPK 2009 será cancelado numa determinada Categoria, caso não se realizem, no mínimo, 75% das 15 (quinze) corridas previstas para esse Campeonato.
Após a actualização do regulamento, de dia 18 de Março, lê-se agora:
19.6 - O CPK 2009 será cancelado numa determinada Categoria, caso não se realizem, no mínimo, 75% das 12 (doze) corridas previstas para esse Campeonato.
Na prática, é como se a prova de Braga nunca tivesse existido e sendo assim não entra para a contabilidade dos 75% necessários para cancelar o CPK/TFK.
Então e os pilotos que pagaram entre 100 e 150 euros para se inscreverem num campeonato que agora já só tem quatro provas?
Então e os pilotos que se soubessem antes que o campeonato só ia ter quatro provas, se teriam inscrito a tempo e horas, poupando assim algum dinheiro? É que a inscrição no CPK a partir de dia 31 de Março custa 300 euros!
É uma palhaçada.
A reunião foi à porta fechada, pois pelo que parece a FPAK não quer que seja publico o que se diz na reunião.
Não percebo porquê, uma vez que a reunião só serve para não se fazer nada, não há nada para tornar público.
Nada vezes nada é nada.
É a política do deixa andar.
Seja uma prova no Calendário ou uma reportagem completa. Uma entrada sobre Pilotos e Equipas ou a ficha de um dos diversos Kartódromos nacionais.
Utilize a Ajuda e o Guia para saber como editar ou inserir conteúdo.
Artigos
Campeonatos, Troféus e Provas
Portugueses no Estrangeiro
Galeria
Kartódromos
Pilotos e Equipas
Técnica
There are 115 registered users.
Powered by SnipSnap 1.0b1-snipit
by
www.pabrantes.net