Thursday, 09. November 2006
Técnica: Carburadores
Rescaldo da taça no forum do Autosport.
Escrevi um artigo sobre carburadores e carburação, está na "Técnica"
Monday, 30. October 2006
Horários da Taça de Portugal
Já sairam os primeiros horários da Taça de Portugal.
As partes interessantes para o público são:
Sábado: 15h - 18h (Mangas de Qualificação)
Domingo: 10h - 13h e das 14h - 17.30h (Mangas de Qualificaçao e Finais)
Apareçam!
Thursday, 26. October 2006
Segurança!
É um assunto muito importante num desporto em que a velocidade e o risco são bastante elevados e onde o piloto vai normalmente bastante desprotegido em relação a outras categorias do desporto automóvel onde existem cintos de segurança, rollbars, etc. e onde não existe uma tradição de protecçao do piloto como no motociclismo onde se usam joalheiras, cotoveleiras, etc etc.
Por um lado tenho observado que a qualidade dos capacetes utilizados no CNK tem subido nos últimos anos, por outro lado tenho noção que este aumento de qualidade não aconteceu por uma maior consciencia dos pilotos mas antes veio "agarrada" a uma razão puramente estética e de "estilo". Do mal o menos.
Mesmo assim nunca é demais avisar que poupar num capacete, comprando um sem homolgaçao SNELL ou BSI é a pior coisa que se pode fazer. Sem esse autocolante, nao há garantia que o capacete seja sequer testado antes de ir para o mercado.
Mas há mais. Os capacetes tornam-se quebradiços com o tempo. Ao fim de 4 ou 5 anos as propriedades já nao são as mesmas e é bom pensar em comprar um novo.
Li uma vez um artigo sobre uma fábrica de capacetes em que o dono da fábrica deixou cair um capacete novo e um capacete com 6 anos da altura do peito para o chão. O novo ficou inteiro, o antigo partiu-se como vidro.
Um outro aspecto importante são os capacetes para os mais pequenos, cujos pescoços ainda nao estão completamente desenvolvidos e para quem o uso de capacetes muito pesados pode trazer problemas.
A FIA criou recentemente um grupo dedicado á segurança no Karting e este é um assunto a que têm dedicado algum tempo:
FIA Institute for Motorsport Safety: Karting research groupSaturday, 21. October 2006
Técnica: Turbinas
Quem conhece este site de certeza que já reparou nas fotografias do kart a jacto que está na parta da "Tecnica". Já não me lembrava bem onde o tinha encontrado, por isso fui pesquisar novamente e fiquei a saber mais coisas, está tudo em
Turbinas e Karts :)
Mandem Fotos!
Thursday, 19. October 2006
Taça 2006
Vem aí a Taça!
Friday, 29. September 2006
Problema técnico
Peço desculpa pelo tempo que a página esteve em baixo, houve um pequeno problema técnico :P
Saturday, 23. September 2006
Novo look
Novo look na página, gosto mais assim :)
Adicionei uma lista de resultados dos Campeonatos Mundiais ao longo dos anos na "Historia"
Mandem fotos!
Monday, 18. September 2006
Report Massamá
A prova de Massamá conseguiu reunir bastante publico, (mais publico que as provas do CNK todas juntas) apesar da pista nao permitir ultrapassagens e se tornar rapidamente num passeio com acidentes.
De qualquer forma foi bom ver que apesar das bancadas dos kartodromos estarem sempre vazias, o publico (de todas as idades) gosta de ver corridas de karts.
É possivel fazer melhor em termos de segurança e em termos de traçado, mas eu penso que é uma muito boa forma de divulgar o desporto.
P.S. - A RTP estava lá. Mas o Autosport achou que não era digno de referencia.
Ficam aqui algumas fotos e dois videos:
Video 1
Video 2Friday, 15. September 2006
1º Circuito de Karting de Sintra
É já no domingo!
Tuesday, 12. September 2006
Crítica: Reportagem Autosport (2)
É a segunda vez que o jornal Autosport refere que a culpa da falta de ultrapassagens nas corridas do Campeonato Nacional é do traçado da pista onde se realiza a prova.
Desta vez, em relação à prova de Vila Real a justificação para tal é o traçado ser "muito técnico".
Eh pah, só falta dizer que é a aerodinamica dos karts que impossibilita os pilotos de rodarem atrás dos outros, ou que como os karts travam muito as distancias de travagem nao permitem colocar-se ao lado dos outros, como na Formula 1.
A verdade é que devido á decrescente quantidade (e consequentemente qualidade) de pilotos a participar no campeonato nacional as corridas estão realmente mortas de emoção (excepto na cadete, que dá gosto ver, e que espero que seja um sinal para o futuro).
Nas corridas de resistência (em que a regularidade fala mais alto!) corre-se com karts praticamente iguais, em pistas muitas vezes mais pequenas e lentas (por exemplo na Batalha) e há mais emoção em pista do que no Campeonato Nacional!
É uma vergonha!